Primeira coisa que precisamos ter em mente é que um produto leva meses e até mesmo anos para ser criado. E até o momento do lançamento testes são realizados para comprovar performance e estabilidade durante o seu tempo de uso. Nesses testes são consideradas variações de temperatura, condições de armazenamento e embalagens.
Em cima desses testes, o modo de uso e os cuidados de armazenamentos são informados no rótulo, porém há informações que não são colocadas, mas que foram confirmadas por especialistas como intuito de trazer segurança ao consumidor.
Abaixo seguem algumas dessas dicas para manter seus cosméticos seguros e funcionais durante toda a vida útil.
No rótulo estão as informações primordiais para uso e armazenamento adequado, como manter em local arejado longe da luz e calor excessivo.
Todos os testes de laboratório são realizados considerando a embalagem final e essa só é aprovada depois de confirmada a compatibilidade com o produto. Por isso, alterar a embalagem pode não só comprometer a performance como também a sua vida útil.
Embora seja adicionado conservantes na formulação, todo o cuidado é pouco quando falamos de contaminação microbiológica. Não compartilhe produtos cosméticos, principalmente os direcionados para área dos olhos e lábios. Inclusive, cuidado com provadores em lojas físicas.
Produtos à base de água são mais suscetíveis a contaminação microbiológica, sendo assim evite adicionar água como solubilizante ou armazenar em lugares úmidos, como banheiros. Também é fundamental lavar as mãos antes da aplicação e utilizar utensílios como esponjas e pinceis limpos.
Um batom, por exemplo possui um ponto de fusão entre 55 e 65 °C. A temperatura dentro de um carro, estacionado ao sol pode chegar a 70 °C, podendo facilmente alterar o estado físico do produto de sólido para líquido. Além da alteração física, outras características são observadas, como mudança de cor e odor.
Durante o desenvolvimento é realizado o Estudo de Estabilidade (Shelf-Life). Nesse estudo são avaliadas características físico-químicas e microbiológicas para a determinação do tempo de vida. Ou seja, a data estimada de validade do produto é um prazo de segurança para uso. Por isso, não utilize além da validade indicada.
Gostou do conteúdo? Compartilhe com os amigos.
Waterless: O conceito dos cosméticos sem água | O que são cosméticos Veganos? |