A Dai, che bello! já nasceu vegana e sem crueldade.
Os produtos veganos deixaram de ser tendência e agora são exigência entre os consumidores de cosméticos mais assíduos.
Um cosmético vegano não possui ingredientes de origem animal, seus ingredientes e produto final também não são testados em animais, ou seja, são produtos livres de qualquer tipo de crueldade (Cruelty-free) antes, durante ou pós-produção.
Mas quais são os ingredientes de origem animal mais utilizados em produtos cosméticos? Abaixo, seguem algumas matérias-primas ainda utilizadas no mercado.
A Cera de Abelha é utilizada principalmente em produtos moldados devido a sua propriedade de contração. Ainda é encontrada em muitos produtos, embora já possua vários substituintes, sendo um deles a Cera de Candelila.
A Lanolina é um excelente ligante entre óleos e ceras. Possui propriedades como condicionador da pele e cabelo. Assim como a Cera de Abelha já possui substituintes sintéticos com as mesmas propriedades.
O Carmim, extraído do sangue do inseto chamado cochonilha, é uma substância corante classificada pela Anvisa, na lista de Corantes – RDC 628, de 10 de Março de 2022. Seu uso é permitido para todos os tipos de produtos e é responsável pela cor vermelha intensa.
O ácido esteárico é produzido a partir da carcaça de animais. Trata-se de um excelente estabilizante de emulsão além de sobreengordurante. Atualmente no mercado encontramos opções derivadas de fontes vegetais.
Todos esses ingredientes ainda podem ser encontrados nos rótulos de cosméticos, portanto fiquem atentos a lista de composição dos produtos.
A maternidade e a rotina de beleza | O que é um produto hipoalergênico? |